O ano de 2021 terá uma safra difícil de ser esquecida para a metade sul do RS por dois grandes motivos, Covid19 (primeira safra totalmente dentro da pandemia) e segundo um ano de colheitas com volumes históricos e com preços igualmente imbatíveis!!
Teremos produtividades médias na cultura do arroz acima de 9.000 kg (com bons produtores atingindo 11.000 kg de média geral) e na soja acima de 3.000 kg (com algumas variedades atingindo produtividades acima de 4.800 kg). Com preços acima de R$ 90,00 no arroz e acima de R$ 160,00 na soja.
Tivemos condições favoráveis de clima para atingir estes níveis, mas certamente um dos componentes importantes foi a carga genética que estava presente nos materiais apresentados ao produtor.
E agora o que fazer??
Quando um produtor de sementes entrega um saco de semente ao seu cliente, o mesmo está levando muito mais do que um grão com boa germinação e peso certo, ele esta entregando toda sua dedicação em não causar danos a aquele ser vivo (a semente) usando equipamentos na colheita que pouco dano mecânico dão a semente, não usando transportadores de rosca, colhendo com velocidade reduzida, com o máximo de reservas possível, fazendo uma boa fertilização com equilíbrio, pensando em uma nutrição adequada também para a próxima lavoura, sem levar patógenos e/ou pragas para os campos externos. Preocupado para que a semente quando colocada para gerar uma nova planta, possa se estabelecer e se desenvolver de forma plena expressando seu potencial de produtividade e resistindo as adversidades que se apresentam durante o ciclo da cultura!!
Também vai junto uma classificação de tamanho, forma, numero de sementes por quilo e toda a preocupação por não mistura de variedades, de ausência de patógenos, além é claro da ausência de invasoras (principalmente as proibidas) junto a semente!!
Por tudo isso, antes de buscar grãos sem origem, pense no agregado que está dentro de um saco de semente e verá que tudo o que está junto com a semente é com uma relação custo/benefício ótima e que valem a pena
com certeza!!
Boa safra e grandes colheitas!!
Talles Soares Rosa
Engenheiro Agrônomo
Gerente Comercial AVANT Sementes & Drones