Por João Gabriel Ruppenthal
Sabe-se que, apesar de todos os cuidados, as áreas de cultivo não apresentam comportamento uniforme, principalmente em se tratando de plantas invasoras. É comum que se tenham focos de plantas daninhas espalhados desuniformemente pela área, além disso, estes focos representam uma pequena fração da área total. Portanto, percorrer e aplicar defensivos em toda a área é muito antieconômico ao produtor.
Através da tecnologia de Pulverização Localizada de Herbicidas (P.L.H.) da AVant, é possível que o herbicida seja aplicado somente onde se tem presença de plantas daninhas. Tecnologia esta já utilizada em pulverizadores de arrasto e autopropelidos nas últimas safras e que agora também funciona na aplicação por drones de pulverização.
A equipe da AVant realizou testes em drones DJI modelos AGRAS T10 e AGRAS T30, resultando em uma pulverização localizada com sobrevoo apenas nos locais de aplicação. Ou seja, além da economia de herbicida, é possível também se ter economia de combustível, reduzindo os gastos do produtor nesta operação.
Com a P.L.H.-AVant, é possível reduzir em até 90% o consumo de herbicida e em até 80% o custo operacional da aplicação, otimizando o uso de recursos para uma operação mais eficiente e inteligente, garantindo um melhor desempenho para a lavoura, livre de plantas daninhas. E melhor eficiência para plantas de difícil controle e/ou fora de estágio.
Além disso, utilizando drones para a pulverização, tem-se a redução de perdas por amassamento da cultura, uma vez que se evita o trânsito de maquinários pesados para a realização da operação com pneus sobre a cultura. Também se tem uma utilização muito melhor do tempo, uma vez que não se tem a necessidade de percorrer a área inteira para a aplicação do herbicida, apenas áreas em que efetivamente possuam plantas daninhas presentes.
Outra vantagem da aplicação de herbicidas por drones, é a de que não é preciso aguardar para que se tenha ‘piso’ para entrada de máquinas na lavoura. Para a aplicação com maquinários tradicionais, é necessário aguardar um período até que seja seguro entrar na lavoura sem grandes riscos de atolamento. Já com drones, como sobrevoam o local, a entrada pode ser realizada logo após a chuva parar.
O funcionamento dos drones se dá a bateria, a qual utiliza energia elétrica para o carregamento, portanto, através da pulverização com drones em substituição aos maquinários tradicionais, se tem uma grande redução de consumo de combustíveis fósseis e emissão de carbono. Fato este que torna a operação sustentável, tanto economicamente como para o meio-ambiente.
Em suma, o sistema de P.L.H.-AVant trabalha alinhado com critérios de economia de recursos, eficiência operacional, melhoria no controle de plantas daninhas, preservação do meio ambiente, sustentabilidade no manejo de culturas energéticas e alimentícias.
Para conhecer mais da P.L.H e de nossos serviços, entre em contato conosco que teremos prazer em atendê-lo!