Como a AVant está buscando otimizar o processamento de imagens com drone?
Por Felipe Luiz de Lemos Nobre e João Gabriel Ruppenthal.
A escalada na adoção de tecnologias no campo fez movimentar a oferta de serviços e produtos digitais, possibilitando maior precisão, diversificação das ferramentas de manejo e redução do tempo entre a detecção de pragas e a tomada de decisão. Essa contínua demanda por agilidade e força dos fornecedores de serviços agro digitais leva a uma demanda por integração entre tecnologias, que até pouco tempo eram principalmente utilizadas por setores como financeiro e redes sociais.
Nos últimos meses, a equipe da AVant Sementes & Drones fez testes de processamento de imagens através de uma máquina virtual (VM) da Amazon Web Service (AWS), com processador Intel Xeon Platinum 8259CL @ 2.50 GHz, com 8 núcleos, GPU Nvidia Tesla T4 com 16 Gb.
Acompanhando a evolução tecnológica e com o objetivo de proporcionar um serviço de maior qualidade aos nossos clientes, a utilização da GPU Nvidia Tesla T4 em conjunto com o processador Intel Xeon Platinum nos permite executar simulações e visualizações de altíssima qualidade. Com isso, conseguimos identificar as plantas invasoras com maior rapidez e eficiência, gerando como produto final um mapa de aplicação em taxa variável de altíssima qualidade em velocidade recorde.
A utilização de processamento em Máquinas Virtuais gera grande vantagem competitiva para o serviço oferecido pela AVant, pois agrega alta capacidade em processamento de grandes volumes de dados, agilidade operacional na entrega dos arquivos para aplicação, com alta qualidade assegurada durante todo o ciclo de processamento pois realizamos a supervisão e revisão dos processos por profissionais especializados.
Contando com a rapidez e agilidade da AVant Sementes & Drones na obtenção dos dados, aliados à capacidade e velocidade de processamento proporcionados pela VM da Amazon e placa de vídeo da Tesla, nossos clientes podem ter uma maior eficiência e qualidade na tomada de decisão.
Esta VM foi capaz de gerar o ortomosaico a partir de 1600 imagens obtidas por drone com uma redução de 43% no tempo de processamento. Contando com este serviço, temos a capacidade de reduzir o tempo de disponibilização dos mapas para o cliente para apenas 24 horas*.
Nas imagens a seguir foi realizado o levantamento por um dos nossos drones com objetivo de detecção de plantas daninhas, com um GSD de 2 cm/pixel.
Com isso podemos tomar a decisão de controlar as invasoras com um custo muito menor e de forma mais ágil e econômica, que tal nos conhecer?
Te aguardamos!